Cálcula-se que uma em cada 15 brasileiras desenvolverá o câncer de mama, o de maior mortalidade entre as mulheres. A prevenção e a detecção precoce do tumor são as melhores maneiras de controlar a incidência da mais temida das doenças. Se ligue e faça a sua parte.
...........
Causas
♥ Além de fatores genéticos, hábitos como ingerir poucos vegetais, consumir álcool e não realizar exercícios físicos são fatores de risco para ocorrência da doença.
♥ Outra influência já bastante disseminada é a reposição hormonal continuada, por mais de cinco anos.
...........
Se Proteja
♥ A melhor prevenção é o autoexame: uma vez por mês, depois da menstruação, erga o braço e apalpe seu seios.
♥ Qualquer anormalidade, como caroço ou secreção no bico, deve ser comunicada imediatamente a um médico, que poderá orientá-la.
♥ Em sua versão digital, a mamografia faz uma leitura detalhada da área, em apenas 3 minutos, mostrando aos médicos pontos que devem ser investigados.
♥ Todas as mulheres, principalmente a partir dos 40 anos, devem realizar mamografias periódicas.
...........
Fique Ligada Nos Números
♥ Embora o câncer de mama seja mais frequente entre 40 e 70 anos, as estatísticas mostram um aumento significativo dos tumores a partir dos 35 anos.
♥ O diagnóstico em estágio avançado é um dos principais fatores para a alta taxa de mortalidade.
♥ Mais de 70% dos casos no Brasil são identificados tardiamente, quando o tumor já atingiu mais de cinco centímetros.
♥ Nesse estágio, apenas 30% das mulheres são curadas e, muitas vezes, é necessária a retirada da mama.
♥ Se o diagnóstico é feito quando a lesão ainda não é palpável, pela mamografia, o índice de cura pode atingir os 100%, sem necessidade de amputação mamária.
..............................
Se Liga
Mulheres com casos de câncer de mama na família e que usam o anticoncepcional oral têm mais chances de desenvolver a doença.
………………………………………
Frase do Dia
"A vida é tão preciosa para uma criatura muda quanto é para o homem. Assim como ele busca a felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo." Dalai Lama