Unidos nos tornamos fortes para conquistar e realizar nossas metas.

domingo, 4 de abril de 2010

Coma Seus Ovos Sem Culpa

Ovos de chocolate_1

Feitos de Chocolate Escuro Faz Bem ao Coração

A Páscoa está aí, todos presenteando e recebendo os deliciosos ovos de chocolate, cada um mais delicioso que outro. E a saúde? Como fica? A boa notícia é que um recente estudo afirma que você não precisa se desesperar, e pode sim, cair dentro das delícias de pascoa, lógico, com moderação. Segundo o estudo, comer chocolate escuro ou meio-amargo - conhecido também como "70% cacau" – diminui as chances de ataque cardíaco ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

E mais: segundo uma pesquisa do Instituto Alemão de Nutrição Humana, feita com 19,3 mil pessoas durante dez anos, quem comeu uma média de 7,5 gramas por dia de chocolate tinha pressão sanguínea mais baixa e risco 39% menor de sofrer um ataque cardíaco ou um AVC do que quem comeu menos chocolate. “O cacau já é considerado alimento funcional por ter substâncias que protegem contra o câncer, derrame e doenças cardíacas. Dá para comer sem culpa, mas tem que controlar a quantidade. O excesso pode causar enxaqueca”, é o que diz os especialistas.

A diferença entre o chocolate meio-amargo e o normal é que com mais açúcar e gordura o normal tem menos efeitos benéficos. “O chocolate tem alto valor calórico, favorecendo o balanço energético positivo. É rico em flavonóides, que tem marcante ação antioxidante. Auxilia contra os radicais livres, que favorecem o câncer e a arteriosclerose”, segundo especialistas.

O Tipo Branco Não Está Com Essa Bola Toda

chocolate%20branco_1_redimensionada

Os pesquisadores acham que as propriedades do cacau podem ser a razão pela qual o chocolate parece fazer bem à pressão sanguínea e à saúde do coração. Como há mais cacau no chocolate escuro, ele pode ter efeito maior. E o chocolate branco? “É descartável. É feito da manteiga de cacau, que é rica em ácidos graxos saturados. Eles são altamente agressivos ao endométrio vascular, favorecendo a arteriosclerose. Só tem calorias e não tem os efeitos benéficos do chocolate escuro”. Assim como o cacau também é o responsável pela liberação de endorfinas que estimulam a sensação de bem-estar, o mesmo não acontece com o chocolate branco.

Feliz Páscoa a todos os nossos leitores. Saúde e Paz sempre.