Unidos nos tornamos fortes para conquistar e realizar nossas metas.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Começa Hoje 2ª Etapa de Vacinação da Gripe A

Para Grávidas, Crianças de Até 2 Anos e Doentes Crônicos

Hoje começa a segunda estapa da vacinação nacional contra a gripe A. Até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses  a 2 anos e doentes crônicos (com menos de 60 anos) receberão as doses nos postos de saúde.

Todas as grávidas, independente do período de gestação, devem se vacinar. Quem engravidar após a segunda etapa de vacinação poderá se imunizar em qualquer outro dia até o término da campanha.

De acordo com o Ministério da Saúde, na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. Além disso, os adultos não podem se esquecer de levar o cartão de vacinação da criança para atualização.

As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses após o dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.

Doentes crônicos, abaixo de 60 anos, com problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, em tratamento de Aids e câncer, ou obesos mórbidos devem se imunizar nesta etapa.


Confira o Calendário de Vacinação Divulgado Pelo Ministério da Saúde:


- Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos - 22 de março a 2 de abril.

- Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril.

- Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio.

- Pessoas de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio.
 
Atenção: doentes crônicos que tiverem dúvida se devem ou não receber a vacina devem consultar um médico antes.