Unidos nos tornamos fortes para conquistar e realizar nossas metas.

domingo, 25 de abril de 2010

Um Cantinho Verde No Aconchego Do Seu Lar

Tenha Sua Própria Horta Em Casa
Se você pensa que é preciso ter muito espaço em casa para ter a sua própria horta, está completamente enganado. Num pequeno espaço dá para cultivar temperos, plantas medicinais e até hortaliças naquele cantinho do parapeito da janela, num cantinho da varanda, do quintal. O resultado é excelente: contar com aqueles alimentos naturais, livres de agrotóxicos, produzidos pelas suas próprias mãos, não tem igual.


Primeiro é preciso encontrar o local mais adequado da casa para ter uma horta. “É preciso estudar como a luz do sol se comporta no ambiente escolhido. As plantas devem ficar expostas pelo menos quatro horas aos raio solares”. É bom destacar que, mesmo sem a luz solar direta, é possível cultivar plantas no lar.


Depois de ter encontrado o lugar, é só decidir o que você irá cultivar. Plantas pequenas como temperos vivem bem iluminados. Já as hortaliças de folhas grandes como alface e couves necessitam de mais luz e cuidados para se desenvolver bem. Também é importante saber que manjericão e hortelã são sempre úteis por ter a capacidade de evitar pragas, mas devem ser plantados em vasos separados das outras mudas.


Para o cultivo do alecrim, vai aqui uma dica: É uma planta mais rústica e que precisa de menos água. Por isso, deve ser plantado sozinho. Se você escolher as alfaces deve ficar atento ao formato da jardineira. O ideal é que sejam plantadas em vasos no estilo bacia. É aconselhável o uso mensal de fertilizantes atóxicos.


Começando a Sua Horta


Escolha do Local – As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz do sol por dia. Nesse caso, o ideal, então, é instalar a horta em varandas, quintais, terraços ou junto às janelas. Prefira locais que recebem sol pela manhã. Temperos se adaptam bem até em áreas que não incide a luz do sol.


Onde Plantar – Em qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro) até canos de PVC (com 30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Dá para usar também garrafas pet de 2 litros cortadas, carrinhos de mão e até caixas de leite. É preciso sempre furar embaixo para a drenagem da água.


O Preparo do Solo – O melhor é comprar a terra pronta, com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio. Já é possível encontrar em lojas especializadas substratos próprios para horta, que não precisam de aditivo químico.


A Seleção – O melhor é optar por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha e salsa, ou até frutos de pequeno porte, como tomate-cereja. Vegetais de raízes longas, como cenoura, não se adaptam bem a solos pouco profundos.


O Cuidado No Plantio – Você deve começar a plantação com sementes ou mudas, que são a melhor opção para iniciantes. Pesquise o espaçamento ideal de cada planta para que ela cresça plenamente. Um pé de alface deve ser plantado a 20 cm dos demais, enquanto o espaço entre as couves deve ser de 35 cm.


Fique Ligado Na Manutenção – No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma regada diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja de insetos, principalmente borboletas. Os ovos viram larvas, que se alimentam das plantas.


“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” (Madre Teresa de Calcutá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário